Para aumentar a cobertura vacinal, a Prefeitura tem realizado palestras
educativas sobre a dengue em escolas e comunidades
Desde o início da campanha de
vacinação contra a dengue, em 12 de junho, Mauá já aplicou 3.056 primeiras
doses da vacina em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No mesmo período,
23 segundas doses foram administradas.
O público-alvo da campanha permanece
restrito. Para aumentar a cobertura vacinal, a Prefeitura tem realizado
palestras educativas sobre a dengue em escolas e comunidades, além de promover
a vacinação diretamente nas escolas e realizar visitas domiciliares com agentes
de saúde. Essas ações visam conscientizar a população e facilitar o acesso à
imunização.
A aplicação é feita de segunda a
sexta-feira, das 08h às 17h, em todas as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da
cidade. O esquema vacinal é composto por duas doses e protege contra os quatro
tipos de vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Para tomar o imunizante é
necessário apresentar documento com foto, número do CPF e, se possível, a
carteirinha de vacinação. O adolescente precisa estar acompanhado de um
adulto responsável. Se já tiver contraído a dengue, terá que esperar 6
meses para receber o imunizante.
Em 2024, Mauá tem 11.438 casos
confirmados da doença e 11 óbitos. De forma permanente, a Prefeitura, por meio
dos Agentes de Combate de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, percorre o
município orientando moradores sobre a necessidade de acabar com os potenciais
criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e
chikungunya.
Os agentes fazem ações de
bloqueio da transmissão, num raio de 200 metros de onde foram registrados casos
suspeitos de dengue pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de
Saúde. Moradores são orientados a tampar as caixas d'água, verificar as calhas,
virar as garrafas com a boca para baixo, entre outras ações.
Para denúncias sobre criadouros
do mosquito, o munícipe pode ligar para a Ouvidoria do SUS no telefone 0800 760
9000 ou 4512-7499 / 4512-7838, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O tempo
médio de resposta é de 15 dias. Caso haja uma residência sem moradores, onde
possa existir água parada, a ligação também pode ser feita para o telefone
4512-7661.
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